SOBRE LESÕES NO OMBRO E COMO SE PREVENIR DESTE MAL
Acredita-se que, pelo menos, 10% de todas as lesões sofridas por atletas e praticantes de esportes aconteça na região do ombro. E especialmente entre ávidos praticantes de musculação, principalmente do sexo masculino, as lesões no ombro são um verdadeiro pesadelo, pois significam que a atividade deve ser suspensa por um período, o que acaba resultando na perda de massa muscular.
Falando um pouco mais sobre o grupo de praticantes de esportes que mais sofrem com as lesões nos ombros, os levantadores de peso, lutadores, jogadores de vôlei e praticantes de musculação compõe o grupo de risco pelo intenso uso e sobrecarga da região.
Para entender quais os melhores cuidados para evitar as lesões no ombro, vamos entender um pouco sobre essa estrutura do nosso corpo e o motivo da sua suscetibilidade a dores e danos.
O QUE SÃO LESÕES NO OMBRO?
Os ombros são estruturas complexas do corpo humano, este membro é responsável por ligar os braços ao tronco e oferecer toda a mobilidade para que possamos realizar nossas atividades do dia a dia.
No entanto, a sobrecarga causada por má postura, exercícios em excesso e realizados de maneira incorreta podem ocasionar lesões e dores na região.
Dentre as lesões de ombro mais frequentes estão:
TENDINITE NO OMBRO
A Tendinite no ombro é caracterizada pelas inflamações de um ou mais tendões da coifa dos rotatores, conjunto de músculos e tendões responsáveis por envolver a articulação do ombro e permitir seus movimentos. Este processo inflamatório pode ser bem doloroso e pode acontecer nos dois ombros ao mesmo tempo.
Entre as principais causas da Tendinite no ombro estão os exercícios denominados ‘overheads’ (acima da cabeça em português) como o crossfit, levantamento de peso e musculação.
O tratamento desta lesão no ombro requer repouso, interrupção dos exercícios, compressa e anti-inflamatórios.
LUXAÇÃO NO OMBRO
A luxação no ombro é uma lesão bem dolorosa e incapacitante caracterizada pela perda de contato entre os ossos do nosso ombro que são ligados pelas cartilagens. Pode ocorrer também a lesão chamada subluxação, que é caracterizada pelo retorno do osso deslocado a posição original de maneira espontânea. Em alguns casos, este movimento abrupto pode ocasionar o rompimento dos ligamentos do ombro, o que torna a luxação ainda mais grave.
Quando o ombro se desloca é necessário atendimento médico para que seja posto novamente no lugar, não tente fazer isso sozinho, pois além de ser muito doloroso, pode também agravar o quadro de lesões.
O tratamento indicado para a luxação no ombro é a imobilização completa do membro, seguida pela administração de analgésicos e fisioterapia. Em casos mais graves e com rompimento de ligamento pode haver necessidade de intervenção cirúrgica.
LESÕES DO MANGUITO ROTADOR
O manguito é composto por quatro nervos que recobrem toda a ponta do osso úmero, toda essa estrutura é responsável pelos movimentos de desaceleração e rotação do ombro. As lesões nessa região podem ocorrer devido à degeneração dos tendões e também pela diminuição das cartilagens que protegem o manguito. Quando isso acontece, o atrito entre os tendões podem gerar e até mesmo causar o rompimento total do ligamento.
As dores são intensas e podem ser confundidas com problemas no braço e também por problemas na cervical, como hérnia de disco. Além disso, o desconforto é pior durante a noite e o movimento de rotação no ombro é interrompido.
O tratamento será definido de acordo com a dor e extensão da lesão. As lesões parciais na maioria das vezes não tratadas com cirurgia, mas sim com fisioterapia. Nos casos de rompimento total dos tendões a lesão só é tratada com tratamento cirúrgico.
COMO PREVENIR AS LESÕES NO OMBRO?
TENHA AJUDA DE UM PREPARADOR FÍSICO
Principalmente para as pessoas que estão começando a ter uma rotina de exercícios, busque ajuda de preparador físico para elaborar uma sequência de treinos que respeitem o intervalo necessário de descanso entre os grupos musculares dos membros superiores e assim evitar sobrecarga nessas regiões.
ATENÇÃO NA POSTURA
A má postura causa uma rotação interna dos ombros, fazendo com que toda a região fique sobrecarregada e favoreça os desequilíbrios fisiológicos das estruturas. Tenha em mente também, que o uso de cargas na região dos ombros sem o ajuste correto da postura pode ocasionar danos em diversas partes do corpo, não somente no ombro.
FAÇA EXERCÍCIOS DE PREVENÇÃO DE LESÃO E FORTALECIMENTO DO MANGUITO ROTADOR
É fundamental que pelo menos duas vezes na semana você faça exercícios destinados ao fortalecimento do manguito rotador. Muitas lesões são desencadeadas por desequilíbrios e sobrecargas nessa região.
Na imagem a seguir, você encontra os melhores exercícios para prevenção de lesão e fortalecimento do manguito rotador. Note que as séries são realizadas com um elástico e não halteres, justamente para evitar sobrecargas.
LIMITE À AMPLITUDE DO SEU MOVIMENTO A 90 º EM RELAÇÃO A LATERAL DO SEU CORPO
Evite a amplitude exagerada em exercícios como elevação lateral, frontal e remada alta. Diversos estudos comprovaram a relação entre a elevação superior a 90 º e o risco de lesões em estruturas do ombro.
Para garantir que o exercício esteja realizado da maneira correta, fique de frente para um espelho e não erga o braço acima da linha dos ombros, assim você estará seguro contra lesões.
Na imagem abaixo você pode conferir a amplitude correta dos movimentos:
FAÇA ALONGAMENTOS PARA OMBRO E ESCÁPULA
A escápula também é uma parte importante de toda a estrutura dos membros superiores e é responsável também pelo suporte dos ombros, por isso, procure alongar tanto as escápulas como os ombros antes e depois de realizar os exercícios.
Para as pessoas que trabalham muito sentadas e têm dificuldades em manter a postura correta, alongamentos para escápula e ombros ajuda manter nossa coluna ereta e assim evita a sobrecarga de outras regiões do nosso corpo.
Comentários
Postar um comentário